“Hosana ao Filho de David”

No Domingo de Ramos, celebramos a entrada solene de Jesus em Jerusalém, que marca o começo da Semana Santa e prepara os cristãos para reviver a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Os ramos, abençoados nesse dia, são o sinal da vitória da vida sobre a morte e o pecado. Jesus é um Rei de paz, humildade e amor. Ele se apresenta à multidão montado em um jumentinho. Zacarias havia anunciado: “Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta” (9, 9).
A entrada de Jesus em Jerusalém foi uma introdução para as dores e humilhações que logo Ele sofreria: a mesma multidão que o homenageou movida por seus milagres, virou-lhe as costas e pediu sua morte. “As pessoas estendiam seus mantos no caminho ou o cobriam com ramos de árvores.” (Mt 21, 8). Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel, hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que vivemos. Eles simbolizam nossa fé em Jesus Cristo e a firme esperança de que a vida vence a morte, que queremos nos unir a Ele na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado. 
Jesus se fez servo dos homens, deixou-se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. “Eu vim para servir!” E na cruz, a doação da vida por amor.  Fazendo memória da entrada de Jesus em Jerusalém, indo ao seu encontro com ramos nas mãos, sigamos os passos de nosso Salvador para participarmos plenamente de sua Páscoa. E que a Semana Santa que estamos iniciando seja um tempo de santificação e de crescimento espiritual para todos nós. (Adelaide Rocha - Liturgia)